Entrevista: Márcio Mussarela

Caros leitores,

Estamos trazendo uma entrevista muito inspiradora e descontraída com o Márcio Mussarela, apresentador de TV e comunicador corporativo que atuou apresentando alguns programas muito legais como Empresa Ideal e Chefe na Cozinha na instinta IdealTV, canal da Editora Abril dedicado à carreira e empreendedorismo.

Conheça o IdealTV no Vimeo.

Espero que vocês gostem!

Blog: Conte-nos um pouco da sua carreira, como você a construiu e quais foram os fatos mais marcantes?

Puxa vida, só nessa pergunta já escreveria um livro, mas tentarei resumir.

Desde muito jovem, por volta de 15 anos de idade eu já sentia que minha vocação seria na área de comunicação. Em santos eu era meio que um “rato” de estúdio. Visitava as rádios da cidade e ficava lá aprendendo como se fazia de tudo. De lá pra cá passaram-se 25 anos e sempre que tive a oportunidade eu experimentei alguma coisa nova. Então já trabalhei em todo e qualquer tipo de veiculo de comunicação exercendo as mais diversas atividades.

Em paralelo a isso fiz minha formação tendo entrado em administração na Fundação lusíada em santos, depois artes cênicas na escola de artes cênicas de SP e no TUCA e mais adiante Jornalismo. Gosto muito de estudar e ler livros, principalmente de administraçãoo é uma prática que trago comigo desde muito jovem.

Fatos marcante foram muitos em diferentes épocas, não saberia priorizar aqui quais. Mas o que me move é que o próximo fato poderá ser o mais marcante de minha vida e me preparo para isso. O resto é experiência e aprendizado.

Blog: Você se posiciona como “comunicador corporativo”, como chegou a essa conclusão tendo uma carreira ampla que envolve jornalismo, artes cênicas e administração?

Comunicador corporativo é a junção das competências nessas três áreas. É utilizar o melhor que esses três mundos têm a oferecer para forjar isso que chamo de comunicador corporativo.

Tudo o que vivi, tudo o que estudei e tudo o que experimentei construíram o conceito comunicador corporativo.

O que faço é entender de assuntos corporativos, desenhar uma mensagem que seja entendida, aceita e multiplicada e fazer isso de uma forma que seja natural, divertida e contundente.

Blog: Quais foram as maiores dúvidas da sua carreira? E como você as encarou?

As maiores dúvidas foram sempre ao quê dizer não. Aparecem coisas na nossa vida que sem percebermos nos tiram do rumo que queremos e é muito importante entender se isso será benéfico ou não. Acredito que a medida do sucesso de cada um está em sua capacidade de dizer não para as distrações que apenas sugam energia.

Eu sempre pratiquei o desapego e tive em mente minha determinação de seguir em frente. Em questão de escolhas eu fui privilegiado pois sempre tive muito claro o que queria e como queria.

Blog: Quais as dicas que você daria para os novos profissionais que estão em busca de definir a sua carreira?

Experimentem, ousem, atrevam-se. Mas isso não necessariamente significa pular de empresa em empresa em busca de aventuras. Acho isso prejudicial e acaba por tornar a carreira mais demorada.

Se a pessoa ainda está iniciando o processo de entrada no mercado de trabalho e sequer tem uma desconfiança do que quer fazer. Faça tudo. O que tiver oportunidade de fazer faça. Experimente e daí escolha.

Mas por favor não seja levado pelo dinheiro. Escolhas como essa só trazem infelicidade mesmo que o dinheiro apareça.

Blog: Como está o mercado de comunicação e quais as chances dos novos profissionais se darem bem nele?

O mercado de comunicação está em plena expansão e o bacana dele é que existem os mais diferentes cargos e funções a serem ocupados. As chances de se dar bem dependem de cada um  e do quanto estão afim de mostrar serviço. Para quem tem iniciativa, conhecimento e boa execução qqr mercado é receptivo.

Blog: Sua missão é “Inspirar Mudanças”. Como você executa a sua missão?

Plantando sementinhas em todo lugar que vou. Fazendo todo e qualquer momento de interação com outras pessoas uma oportunidade de inspirar a transformação e mostrar que com uma boa comunicação nós podemos transformar o mundo. (sim podemos!!)

Blog: Na época da Ideal TV, você apresentava um programa chamado “Empresa Ideal”. Como um jovem deve procurar a empresa Ideal?

A empresa ideal não é aquela da moda, não é aquela que todos querem trabalhar nela, não é aquela que melhor paga ou mais benefícios dá. Tudo isso perde o valor com o passar do tempo. A empresa ideal para uma pessoa é aquela em que ela acredita na missão e valores da empresa. Mas não aqueles escritos na parede pra todo mundo achar bonito mas aqueles que são praticados no dia a dia. Tem gente que adora empresa grande com metas e tal, tem gente que se dá melhor em pequenas empresas, tem gente que gosta de gente e gente que não suporta interagir com o cliente. Voltamos a questão de experimentar e daí decidir.

Blog: Sabemos que muitos jovens têm dificuldades para se comunicar por terem medo de falar em público e participar de reuniões. Dê algumas dicas para que eles possam vencer esse medo e se dar bem em suas carreiras.

Megahiperultradica nº 327 – O sucesso da sua comunicação está intimamente ligado a sua capacidade de se conectar com a outra pessoa. Esqueça as palavras bonitas, roteiro, apresentações etc. √á com a emoção, queira se conectar e pense sempre “como eu posso fazer para essa pessoa ter sucesso” ao ajudar os outros a terem sucesso o seu próprio sucesso está garantido.

Conte histórias.

Blog: Tenho percebido alguns entraves na comunicação verbal de muitos jovens e acredito que a internet de modo geral tem certa parcela de culpa. Em sua opinião, as Redes Sociais ajudam ou inibem a performance da comunicação verbal?

As redes sociais tiram uma das mais essenciais ferramentas da comunicação interpessoal. A habilidade e capacidade de ler nas entrelinhas, de entender gestos ou reações sutis, de aprender a reagir de acordo com o contexto e circunstância.

As redes sociais estão criando analfabetos emocionais. Incompetentes em empatia.

Blog: Uma mensagem final?

Comunicar é preciso. Conecte-se.

Quer conhecer os trabalhos do Márcio Mussarela?

Acesse: www.comunicadorcorporativo.com.br

Twitter: @marciomussarela

Tags: , , ,

Written by Francisco Albuquerque

Empresário, Business Designer da Agência de Cocriação, Especialista em Workshops de Desenvolvimento Organizacional e Humano pela abordagem do Business Model Generation e Design Thinking, Escritor do Blog da HSM e do Blog "a Nossa Geração Y", Músico e Cozinheiro nas horas vagas. @fbalbuquerque

Here's your chance to leave a comment!